quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Em dezembro do ano passado, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto realizou uma festa de confraternização na qual Dra. Maria da Conceição Silva Ribeiro da Costa, fundadora da SBPRP, foi homenageada. Disponibilizamos aqui a carta que a Dra. Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini escreveu e leu à Dra. Conceição:

Dra. Conceição (no meio) em festa de confraternização da SBPRP, com sua filha e neta.


"Nossa querida Conceição,

Para mim, é motivo de alegria e honra estar aqui, representando membros e funcionários da Sociedade e do Instituto para dirigir-lhe algumas palavras, prestando-lhe esta singela homenagem. 

Conceição para os mais velhos, Dra. Conceição para os mais jovens, é esta pessoa especial, que de longe veio e tão perto de nós ficou; muito já realizou e continua realizando pela psicanálise e pelas pessoas. 

Quando você, Conceição, está presente em nossos encontros, a reunião ganha um diferencial. Sua cultura somada à leveza e lucidez de seu pensamento psicanalítico dão luz e expansão às ideias gestadas pelo grupo, seu talento imaginativo dá um tom singular a estas ideias e sua espontaneidade para contar histórias desperta verdades de modo caloroso. Sua riqueza de conteúdos é continente generoso para nossas conversas. 

Queremos neste momento expressar nosso reconhecimento, respeito e carinho pela sua competência científica no exercício clínico de muitas décadas e pela sua inclinação por tudo que relacionado está com a cultura, com a humanidade, especialmente com as artes: a música, o cinema, a literatura, a pintura.

Mas gostaríamos de aqui ressaltar que é também pela afetividade que caracteriza sua pessoa que nós queremos agradecê-la. Agradecemos pelo seu amor e seu bom humor. 

Até mesmo quando, inusitadamente, você perde a paciência e chama a atenção de um de nós, por algum excesso nosso cometido, você o faz de coração tão aberto que não causa constrangimento a ninguém, pelo contrário, traz alívio a todos, e o bom tom de conversa se recupera. 

Este seu espírito jovial, amorosamente vitalizado, com o qual cultiva de maneira fraterna as relações de amizade e de coleguismo é, para nós, uma benção preciosa que introjetamos para toda a vida. É assim que dentro de nós você está. 

Privilegiados e felizes somos nós por conhecer e conviver com você, querida Conceição. Muito obrigada, em nome de todos.

Maria Aparecida
Ribeirão Preto, dezembro de 2016"

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!