quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Venha participar de mais um Terças na Sociedade no dia 08/11.

Local: Rua Ércole Verri, 230 - Jd. Ana Maria - Ribeirão Preto
Telefone: (16) 3623-7585
Inscrições gratuitas pelo e-mail sbprp.tercas@gmail.com (Vagas Limitadas)



Hospitalidade

Maria Bernadete Amêndola Contart de Assis

O tema da hospitalidade é central dentro da técnica psicanalítica porque se refere ao “receber, abrigar, acolher”, que estão na essência do vínculo analítico.

Na Odisséia de Homero há uma bela passagem que retrata os costumes do acolhimento ao estrangeiro na antiguidade. Ulysses chega à terra dos Feácios como náufrago. Ele havia passado por momentos muito difíceis, enfrentando forte tempestade no mar, que destruíra seu navio e matara seus companheiros. Lutou contra ondas e ventos violentos. Nadou desesperadamente, reunindo todas suas forças, até atingir terra firme. Chegou exausto, só, nu, faminto, marcado no corpo e na alma pelo longo período de sofrimento. É encontrado por Nausícaa, filha do rei dos Feácios. Ulysses solicita a ela hospitalidade e recebe no reino abrigo, vestimenta, alimento, ouvidos atentos, sensibilidade a suas dores, antes mesmo que saibam que ele era o herói da guerra de Tróia. É ali que recupera as condições para retornar a sua terra.

A pessoa que nos procura em nossos consultórios é o estrangeiro, o Outro estranho a nós, que vem a nós trazendo seus sofrimentos e suas lutas, solicitando hospitalidade em nossas mentes. A partir da acolhida que puder experimentar no campo intersubjetivo, estará aberta a possibilidade de abrigar seus próprios conteúdos, ampliando a hospitalidade intrapsíquica às experiências emocionais, criando condição de simbolização e narrativa.

Sabemos, no entanto, que o processo de acolhimento está sujeito às mais diversas formas de hostilidade, ameaças provenientes de mecanismos psíquicos a serem identificados. Tratar então sobre processos de hospitalidade/hostilidade na intimidade do vínculo analítico é abordar um tema central de técnica psicanalítica.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!