sexta-feira, 6 de maio de 2016

IV Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP

"Psicanálise e Tecnologia Diálogos Possíveis"

Inscrições pelo site: www.sbprp.org.br/bienal
#IVBienal


O que você vê na tela é algo que lá está ou é uma representação?

Na Bienal estaremos expandindo os questionamentos sobre as relações humanas na era tecnológica, com o tema: “Na rede, novas configurações das relações humanas”. Com estes novos feitios de relações e na medida em que a era tecnológica, ao favorecer informações, coloca uma tarefa moral ao homem, a de estar cada vez mais consciente de suas escolhas, a psicanalista Elsa Vera Post Susemihl estará presente nesta mesa apresentando e refletindo sobre estas novas relações, as transformações pessoais e sociais decorrentes disto e suas implicações. O Prof. Dr. Geraldo Romanelli, antropólogo, dará um enfoque especial às mudanças na vida familiar, através da influência das diferentes mídias usadas nos processos de escolarização dos filhos.

Professor Dr. Geraldo Romanelli é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, instituição na qual obteve os títulos de mestre e doutor na área de Antropologia Social. Atualmente é professor aposentado de Antropologia e professor sênior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e orientador nos cursos de Pós-Graduação de Psicologia e Educação. Realizou e orientou pesquisas voltadas para a análise de diferentes dimensões das relações de famílias de camadas médias e populares investigando a articulação dessas unidades com a sociedade, os diversos modos de arranjos domésticos, a socialização e a educação dos filhos, o exercício da autoridade e do poder e as relações subjetivas entre os integrantes dessas famílias. Os resultados dessas pesquisas e a análise do modo de vida dessas famílias têm sido publicados em periódicos e livros. É parecerista ad hoc de diversos periódicos da área de Ciências Humanas e de órgãos de fomento à pesquisa.



Elsa Vera Kunze Post Susemihl é Psicóloga, Psicanalista, membro efetivo da SBPSP e docente do Instituto Durval Marcondes, Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae, professora e supervisora do curso de especialização e de cursos de extensão neste Instituto.
Trabalhos científicos publicados em revistas especializadas (Jornal de Psicanálise, Revista Brasileira de Psicanálise). 
Tradutora da equipe da Nova Tradução das Obras Psicológicas de S. Freud da Imago.
Atualmente membro do Conselho de Assossorial Editorial da Revista Brasileira de Psicanálise.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!