terça-feira, 17 de maio de 2016

IV BIENAL DE PSICANÁLISE E CULTURA DA SBPRP


Inscrições: www.sbprp.org.br/bienal
#IVBienal


A Tecnologia impacta, pressiona e direciona o destino da humanidade. Conscientizar-se deste processo é indispensável. A IV Bienal se propõe a repensar a trajetória vivida pela humanidade, levantar questões atuais e indagar sobre os movimentos futuros, especialmente no âmbito do Pensamento e da Cultura. Nesta perspectiva, a Mídia Virtual estará em cena nestes debates, na medida em que pressiona e influencia o modo de pensar na Arte, na Cultura, na Publicidade e, também, na Psicanálise. Este tema será tratado pelo teatrólogo e psicanalista Dr. Julio Cesar Conte e pelo respeitado filósofo Prof. Dr. Reinaldo Furlan, na palestra “Cultura no ambiente tecnológico”.  Com este tema, Prof. Furlan tratará da instigante questão da “barbárie dos tempos modernos e o desmoronamento da cultura”.


Dr. Julio Cesar Conte, ministrará o curso “Ampliações do Mito de Édipo”.
Freud, ao redescobrir Édipo, na tragédia de Sófocles, toma este mito como base da organização e desenvolvimento da vida mental e social.  Entretanto, a realidade da aceleração tecnológica afeta a dimensão psíquica e relacional. Entre uma invenção e outra o sujeito é pressionado incessantemente, sem tempo de elaboração e maturação para, no curso de seu desenvolvimento, poder recriar-se. Dr. Julio Cesar Conte, psicanalista e experiente teatrólogo, em seu Curso “Ampliações do Mito de Édipo”, considerando que “o sujeito somente se inventa na sua particular subjetividade enquanto obra de arte”, trabalhará na “decomposição das múltiplas estruturas narrativas que envolvem o referido mito”, estendendo estas reflexões da Clínica à Estética.

Júlio Cesar Conte
Formado em Medicina e Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, Membro Fundador do Instituto Wilfred Bion de Porto Alegre, instituição que organizou o Encontro Internacional de Bion em Porto Alegre em 2011, Membro Pleno no Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, no qual vem ministrando seminário permanente sobre A Memória do Futuro, Diretor de Teatro e Dramaturgo.

Reinaldo Furlan
Tem formação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Jean Moulin, Lyon 3, França (2013-2014). Atualmente é professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Atua como professor de filosofia no curso de Psicologia (graduação e pós-graduação) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Sua área de formação é a filosofia francesa contemporânea, e seu projeto de pesquisa atual é desenvolver uma fenomenologia da vida social contemporânea, investigando, de um ponto de vista psicossocial, problemas e desafios da sociedade moderna contemporânea, em particular, o tipo de subjetividade produzida na forma de vida atual promovida pela expansão do neocapitalismo.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!