segunda-feira, 30 de maio de 2016


Cinema & Psicanálise Ribeirão Preto

Apresenta no dia 3 de Junho o filme Medianeiras (Gustavo Taretto)
Comentários de Maria Bernadete Figueiró de Oliveira (psicóloga e membro filiado da SBPSP e membro convidado da SBPRP)
Local: Anfiteatro da Unidade de Emergência (UE) da FMRP-USP
Rua Bernardino de Campos, 1000
Sessões às sexta-feiras, 19h30.


Medianeiras é um filme que nos mostra uma narrativa rica em metáforas quanto às necessidades afetivas e, ao mesmo tempo, evidencia paradoxos à respeito da vida humana contemporânea. Essas questões podem ser vistas sob os aspectos da subjetividade e  da relação com o outro,  inserido no contexto das cidades, da entrada do ciberespaço, da modernidade, e da influência nas relações sociais e culturais. O desenvolvimento tecnológico e da realidade virtual compondo e contrastando com a vida afetiva e social. Aborda com profundidade e com certo bom humor questões existenciais, como a solidão, o desencontro , a busca do outro e o  resgate da esperança nas relações afetivas humana.
A criação cinematográfica de Gustavo Taretto nos aproxima do mundo interno dos personagens através do jogo entre narrativas e imagens, inclusive com desenhos animados, das experiências emocionais vividas por eles, bem contextualizado na modernidade. Diante desse quadro, como pensar psicanaliticamente a virtualização? Como lidar com o paradoxo experiência emocional compartilhada, ou seja, vivida na presença do outro, do encontro  presencial  e com  a  ausência do outro,  muitas vezes preenchida pelo virtual? Como pensar o desenvolvimento das capacidades simbólicas e  a  solidão? 
São várias questões que surgem diante desse filme. Questões que nos inquietam e ao mesmo tempo nos ajudam a pensar sobre as relações afetivas e sociais no nosso mundo contemporâneo. Vamos vivenciar através do cinema a possibilidade de nos nutrir intelectual e afetivamente a nossa mente? Vamos compartilhar esses pensamentos?

Aguardamos vocês no dia 03 de junho , às 19:00h , no Anfiteatro da Unidade de Emergência do

Hospital das Clínicas , para esse frutífero encontro presencial ! Até lá .

Maria Bernadete Figueiró de Oliveira (psicóloga e membro filiado da SBPSP e membro convidado da SBPRP)


0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!