terça-feira, 24 de março de 2015

Apresentação e Convite

“Para cheirar, ouvir, ver, lembrar - para retratar, representar, e elaborar a experiência corporal da criança em análise.” (V. Bonaminio, 2011)

Vincenzo Bonaminio, em seu trabalho “Elaboração Imaginativa” reexamina este conceito Winnicottiano. Na singularidade da experiência subjetiva e emocional da criança e do indivíduo, Bonaminio amplia a compreensão do conceito de elaboração imaginativa com foco também na mente do analista.
Segundo o autor, a atividade do mundo interno do indivíduo com suas expressões criativas, evocam no analista, uma compreensão do paciente a partir de uma elaboração imaginativa da própria atividade emocional e psíquica do analista.
A partir de Winnicott, Bonaminio procura mostrar que um conceito abrange duas áreas diferentes e o expande, examinando as atividades psíquicas do indivíduo e da dupla relacional, com uma compreensão requintada de transição.
É com grande satisfação que a Associação dos Membros Filiados do Instituto de Psicanálise, AMFIP, com o apoio da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, SBPRP, receberá em 15 de maio de 2015, na sede da SBPRP, as 19:30 horas, o pesquisador Vincenzo Bonaminio,  analista didata da Sociedade Psicanalítica Italiana, que apresentará seu trabalho “Elaboração Imaginativa”.
Bonaminio iniciou sua formação em filosofia em Roma, em 1971, especializou- se em psicologia infantil, trabalhou em hospital com crianças e se interessou pelos trabalhos de  Winnicott. É autor de várias publicações de peso em psicanálise[1]. Nos prestigiou na SBPRP em 2009, com o trabalho “ A pessoa do Analista: Interpretar, Não Interpretar, e Contratransferência”; em 2010 com a conferência “Transferência antes da Transferência”, e também com o lançamento de seu livro “Nas Margens de Mundos Infinitos...” em junho de 2011.
Considerado um integrante desta casa, pela disponibilidade e participações, muito contribui com nosso crescimento e nossa história. Mais uma vez, sua presença nos enriquecerá e estimulará neste percurso de constante formação e desenvolvimento.



[1] Bonaminio, V.  Nas margens de mundos Infinitos... Imago editora, 2011; Bonaminio, V.  Depressione primária, difesa maniacale e riparazione in funzione della difesa materna. Em: II piacere offuscato. Lutto, depressione, disperazione nell ”infanzia e nell adolescenza”. A cura di Agostino Racalbuto. Ed. Emilia Ferruzza, Roma: Borta, 2000.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!