segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A pedido da Comissão de Cinema e Psicanálise a Sra. Suely de Fátima Severino Delboni, membro integrante da nossa Comissão, preparou um texto como estímulo para os amantes do Cinema e Psicanálise, os filmes indicados servem como exemplos de teorias psicanalíticas e sobre a mente humana. Estes filmes não serão necessariamente exibidos na nossa programação anual, mas podem ser vistos por quem se interessar no aprofundamento dos tópicos apontados pela nossa colega psicanalista.
Dra. Luciana Marchetti Torrano
Coordenadora do Cinema e Psicanálise

CINEMA & PSICANALISE

O grupo de Cinema e Psicanálise, baseado no livro “O Ciclo da Vida Humana”, de Claudio Eizirik e outros, organizou sugestões de filmes, com uma breve referencia para pensar/sonhar,em cada um dos filmes.
O ser humano interpreta e dá significados próprios todos os momentos que vive. Entendemos, que mesmo conhecidos, os filmes são sempre fonte de elaborações e aprendizagem. Nossas sugestões são compostas, tanto de filme mais antigos, como atuais.
Esperamos que todos possam se beneficiar destas sugestões.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON (The curious case of Benjamin Button – Paramont Pictures/Warner Bros 2008)
“Mais do que atender a interesses pessoais diferenciados, a justiça e o exercício da tolerância com quem pensa diferente, com quem tem necessidades diferentes, com quem merece ser protegido do por ter alguma vulnerabilidade, são aspectos importantes para pensarmos e re-pensarmos”.

JUNTOS PELO AVESSO (Life as we know it – Josephson Entertainment, 2010) 
NAO SEI COMO ELA CONSEGUE (I don´t know how she does it – The Weinstein Company, 2011) 
“O exercício da função de pai ou mãe, sendo uma fase do desenvolvimento e momento importante no ciclo vital, contem em si o potencial para tornar-se uma oportunidade de renovação e enriquecimento da personalidade”. 

O FILHO DA NOIVA (Pol-Ka Producciones, 2001)
PEQUENA MISS SUNSHINE (Fox SearchlightPictures 2006)
A FAMILIA (Les Filmes Ariane, 1987) 
“Já dispomos de dados sobre o que é essencial para um bom desenvolvimento psicológico – o principal ingrediente são adultos que se responsabilizam pelas demandas básicas dos filhos de cuidado, amor e limites, sem deixar de lado suas próprias necessidades”

O ESTRANHO EM MIM (Das Fremde in mir – Niko Film, 2008
PERFUME: A HISTORIA DE UM ASSASINO (Perfume: The Story of a murderer – Constantur Film Produktion, 2006) 
“O bebe é visto como um ser complexo e previsível que interage com os adultos que o cercam. Ele os modela quase tanto quanto é influenciado por eles. É um ser afetivo possuidor de uma capacidade interna de organização e interação, que faz dele uma individualidade competente e que permite o contato com o ambiente cuidador”.

O REI LEAO (The Lion King – Walt DISNEY Pictures, 1994)
CHARLIE E LOLA (Charlie and Lola – Tiger Aspect productions, 2005)
O PEQUENO NICOLAU (Le Petit Nicolas – Fidélité Productions, 2009) 
“A experiência de Sigmund Freud com a psicoterapia de adultos deu inicio à compreensão dos processos conscientes e inconscientes que marcam a vida emocional humana desde o nascimento ate a expressão de uma genitalidade madura...o ego desenvolveu-se dos 2 aos 5 anos, à medida que a criança aprende a adaptar suas estratégias de gratificação instantânea”.

VALENTE (Brave – Walt Disney Pictures, 2012)
MEU MALVADO FAVORITO (Despicable me – Universal Pictures, 2010)
A INVENSAO DE HUGO CABRET (Hugo – Paramount Pictures, 2011) 
“Enquanto nas primeiras etapas da vida a criança se foca nas figuras dos pais, na idade escolar (6 aos 12 anos) ela inicia um desligamento progressivo dos cuidadores. Essa mudança intensifica os laços com os amigos da vizinhança e da escola”. 

PRECIOSA: UMA HISTORIA DE ESPERANCA (Precius – Liongate/Lee Daniels Entertainment Group, 2009)
FLOR DO DESERTO (Desert Flower – Desert Flower Filmproduction, 2009) 
“A visualização de todo processo puerperal, com a clara noção de variabilidade dessas mudanças, é básica para o entendimento da normalidade, a fim de dar tranquilidade aos adolescentes e suas famílias”.

O AMANTE (L’amant – Films A2, 1992)
CRISTIANE F, 13ANOS, DROGRADA E PROSTITUIDA (Christiane F – Wirkinder Von Bahnhof Zoo – Solaris Film, 1081)
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (Dead Poets Society – Touchstone pictures, 1989) 
“Uma vez tendo chegado ao estabelecimento de relacionamentos heterossexuais, os adolescentes evoluem em um ciclo que oscila entre a paixão e o luto”.

CLUBE DA LUTA (Fight Club – Fox 20008 Pictures, 1999)
ROBSON CRUSOE (RHI Entertaiment, 1997)
TRINTA ANOS ESTA NOITE (Le feu follet – Nouvelles Editions de Films NEF, 1963
CENTRAL DO BRASIL (Riofilme, 1998)
MACBETH (Mercury Productions, 1948)
O NAUFRAGO (Costaway – Twentieth Century Fox film Corporation, 2000) 
“Algumas características universais como agressividade, destrutividade, inveja e voracidade, sempre existiram.
Será que o modelo econômico cultural contemporâneo legitimou e transformou essas características da espécie em centro vital de funcionamento praticamente no mundo todo, pressionando de fora o que sempre existiu dentro de nós?”.

ALL THAT JAZZ (O Show deve continuar- Fosse B. – 1079)
SONHOS (Dreams – Kurosawa - 1990) 
“A morte, presente durante toda a vida, deve ser uma verdade que desperte em nós o desejo de viver para aproveitar tudo àquilo que nos é oferecido, lutando ainda por aquilo que não temos e usufruindo de cada momento de prazer”.

Sra. Suely de Fátima Severino Delboni
Membro Associado da SBPRP

Um comentário:

  1. Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

    FadoExpress là một trong những top công ty vận chuyển hàng hóa quốc tế hàng đầu chuyên vận chuyển, chuyển phát nhanh siêu tốc đi khắp thế giới, nổi bật là dịch vụ gửi hàng đi đài loan và dịch vụ gửi hàng đi canada uy tín, giá rẻ

    ResponderExcluir

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!