sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

MOVIMENTOS EM DIREÇÃO A CANTAR, COMPOR E INTERPRETAR

Este trabalho foi apresentado em reunião científica da SBPRP em setembro de 2013 e depois enviado para o congresso da FEPAL de 2014. Nele faço um paralelo entre o fazer do músico e o do psicanalista apoiando-me em estudos na área das Ciências da Performance, com o qual tive contato por uma parceria com a Faculdade de Música da USP-Ribeirão Preto. Faço uma discussão sobre o conhecido ‘medo do palco’, enfocando as emoções expressas ou despertadas no cantor lírico no momento de suas apresentações, e os possíveis significados da performance musical para estes profissionais. Parto disso para elaborar alguns modelos que podem ser úteis para se pensar o trabalho analítico.
Apresento à seguir, um pequeno apanhado da importância dos sons na evolução biológica e cultural  do ser humano, abordando a questão da Cesura (Bion).
A segunda parte do trabalho se concentra em aspectos mais clínicos, abordando a singularidade do sonhar do analista durantes as sessões de análise, e relato vinhetas clínicas em que o fenômeno da musicalidade/sonoridade surge nas sessões, através de lembranças de músicas populares brasileiras. Descrevo manifestações de ‘sonhos auditivos’ durantes os atendimentos de meus analisandos, relacionado-as à possíveis captações de aspectos da mente embrionária em analisando e analista durante estes encontros. Com base nestas experiências clínicas apresento algumas conjeturas sobre a implicação do universo sonoro na formação do pensar.
Fica claro, nesta tentativa de aproximação com a pesquisa musical, a importância para a Psicanálise, deste diálogo com as diversas manifestações artísticas.

Para quem gostou do tema, temos a seguir sugestões de leitura:

Wisnik, J. M., (1989). O Som e o Sentido – Uma Outra História das Músicas. Companhia das Letras, São Paulo, 1999.
Patel, D. A., (2009).Music and the brain: three links to language. The Oxford Handbook of Music Psychology, edited by Susan Hallan, Ian Cross and Michael Thaut. Oxford University Press, 2009.
Bion, W.R. (1981). Cesura. Revista Brasileira de Psicanálise, Vol XV nº2, 1981.

Beatriz Troncon Busatto
Membro efetivo da SBPRP

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!