terça-feira, 14 de outubro de 2014

 O Cinema & Psicanálise de Franca, que é vinculado à Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, está comemorando seu sexto aniversário. Estamos em festa! Desde o início deste projeto, todas nós da Comissão Organizadora imaginamos um espaço em que, junto à nossa comunidade, poderíamos conversar sobre as emoções que permeiam nossa existência, mostrando as cores vivas que a psicanálise pode nos revelar. Ao longo destes seis anos continuamos sempre a sonhar, desejantes de dar continuidade aos eventos mensais da forma como vêm acontecendo. Alegra-nos ver a casa lotada, com participação viva de todos, possibilitando a construção de reflexões e elaborações possíveis às nossas mentes. Renova-nos perceber que, após cada encontro e cada apresentação, saímos transformados pelo mergulho em vivências permeadas ao pensamento psicanalítico e ancoradas à arte do cinema.
No próximo dia 18/10 às 15 horas, no anfiteatro do Centro Médico de Franca (rodovia Tancredo Neves- saída para Claraval km 2) estaremos recebendo a Psicanalista Didata da Sociedade  Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, Silvana Vassimon para comentários sobre o filme:
"Mãos talentosas - a história de Ben Carson". Esta apresentação faz parte das comemorações da Semana do Médico em Franca, e é um filme baseado em fatos reais. O pequeno Benjamin sofria discriminação na escola, quer pela sua cor, seu baixo rendimento escolar decorrente em grande parte de sua falta de interesse. Tampouco, tinha muitos amigos na escola. Vivia com sua mãe e irmão em uma casa, em bairro pobre em Detroit, Michigan. Seu único interesse consistia em ver programas de televisão, alheio à vida. Porém, tinha uma mãe talentosa que dizia:" tudo o que você precisa está em sua mente". Certo dia, Ben Carson conseguiu perceber que tinha imaginação, que tinha mente. Este fato o transformou. Conseguia agora, dirigir seu interesse para o mundo ao seu redor, e com a ajuda de sua mãe, adquiriu amor ao conhecimento, tornando-se uma das maiores referências mundiais em cirurgia pediátrica.
Vamos ouvir a Silvana Vassimon sobre estes movimentos e descobertas mentais que certamente nos trarão também maior interesse pelas nossas próprias possibilidades.

Comissão organizadora:

Ana Regina M. Caldeira - Coordenadora (SBPRP)
Ana Márcia V.P. Rodrigues - (SBPRPP)
Débora Mellem (SBPRP)
Fátima M. Cassis R. Santos(SBPRP)
Josiane B. Oliveira (SBPRP)
Sônia Maria de Godoy (SBPRP)

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!