quinta-feira, 17 de abril de 2014


Este Salão do Humor é um dos mais antigos do gênero no mundo e surgiu em 1974, em plena ditadura militar, por iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político e cultural da cidade de Piracicaba. Desde sua criação portanto, o humor gráfico aparece como um poderoso instrumento de expressão da Verdade em suas múltiplas dimensões: cultural, política, social, do indivíduo...

A partir do sucesso das primeiras edições, que contou com apoio expressivo da turma do jornal carioca “O PASQUIM”, o Salão vem se expandindo ano a ano, tornou-se um evento internacional, e neste ano de 2014 chegará à sua 41 edição. Ao longo destes anos conhecidos cartunistas tem dado suas contribuições para o Salão, como Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luiz Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Miguel Paiva, Angelin, Glauco, entre tantos.
 

Zélio Alves Pinto, um dos fundadores do Salão, assim se referiu ao significado e valor deste evento: “O Salão do Humor não é uma piada, não é só um lugar onde você vai e desopila o fígado; é também e principalmente, coisa séria porque ensina a pensar, a desenvolver a capacidade dedutiva e a capacidade crítica...contribuindo para construir um indivíduo melhor”.
 

Os participantes da III Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP terão oportunidade de apreciar cerca de 60 obras entre cartuns e charges selecionadas do rico acervo deste Salão.
 


Pedro Paulo Ortolan                  

Fonte: CDEHU Piracicaba.

Gostou desta novidade? 
Clique AQUI e garanta sua participação no evento!

--------------------------------------------------------------------------------- 

Serviço:

III BIENAL DE PSICANÁLISE E CULTURA DA SBPRP
“Humor, Verdade e Psicanálise”


Abertura: 15/05/2014
Data: de 15/05 a 17/05/2014
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto, São Paulo.
Informações: (16) 3623-7585 ou 
sbprp.secretaria@gmail.com
Inscrições: http://www.sbprp.org.br/bienal/
Facebook: http://goo.gl/qgp4jP


                                                                                                                                    

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!