quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SBPRP realiza confraternização 
e lança o novo volume da Revista Berggasse 19


Na última sexta-feira, a SBPRP realizou um encontro bastante significativo entre seus membros celebrando o final das atividades e o lançamento de mais um volume da Revista Berggasse 19. 

A Sra. Rachel B. Lomônaco Beltrame atual presidente da Sociedade prestou uma homenagem a todos os membros através de um vídeo cuidadosamente preparado e exibido ao longo da comemoração com fotos dos momentos mais representativos do rico trabalho realizado ao longo do ano pelas diversas comissões e grupos da Instituição. Estas imagens se transformaram num cartão de natal diferente, apresentando a vitalidade da SBPRP que se renova a cada ano e se expressa na realização de nossas atividades, temos a convicção que tal fertilidade continuará nos trazendo bons frutos em 2014.

O momento do brinde à Revista foi mais uma expressão do trabalho que se comemorava, na ocasião contamos com algumas palavras da Editora Rosângela de Faria que aqui nos conta  em detalhes as novidades da próxima edição.Confira!

O Conselho Editorial da Revista Berggasse 19 tem o prazer de apresentar o Vol. IV, Nº 2, que inaugura duas novas seções: a primeira é a seção de artigos de conteúdo temático. Esta perspectiva foi idealizada, pensando na função da Revista em acompanhar a produção psicanalítica dos membros da SBPRP, não apenas em suas apresentações nas reuniões científicas internas mas também através dos eventos abertos ao público, numa proposta de intercâmbio de ideias com colegas de outras Sociedades, discutindo questões que traduzem as demandas atuais da Psicanálise. Neste sentido, além de se configurar como um registro histórico das atividades científicas da SBPRP, o número temático também se constitui em uma fonte mais eficaz de pesquisa. 

Foi assim que o Conselho Editorial acompanhou o bem-sucedido evento A criança, o adolescente e o psicanalista, realizado em junho deste ano pela nossa Diretoria Científica, e convidou seus participantes, analistas membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), a publicarem os trabalhos apresentados. A proposta foi tão bem aceita que, então, decidimos dividir o conteúdo em dois números da Revista: Neste, apresentamos os artigos referentes à Psicanálise de Crianças e no próximo, os artigos sobre a Psicanálise de Adolescentes.

A outra novidade deste número, já anunciada anteriormente, é a seção Interface, destinada à publicação de artigos de profissionais de áreas afins à Psicanálise, cuja proposta teve ótima receptividade, principalmente em âmbito acadêmico. 

Na Resenha, contamos com a colaboração de Denise Salomão Goldfjn, que apresenta o livro Adoção – Vínculos e rupturas: do abrigo à família adotiva, de autoria de Cynthia Peiter. Sob o olhar da clínica psicanalítica, o livro aborda as angústias vividas pelas crianças, em processo de adoção, que remetem a lutos ligados a figuras de seu passado e à premente necessidade de uma apropriação da família adotiva permeada por elementos de transicionalidade. Finalizando este número, publicamos uma interessante entrevista com Theodore J. Jacobs, psicanalista membro da New York Psychoanalytic Society & Institute (NYPSI), realizada durante o último Congresso da IPA, na cidade de  Praga (República Tcheca). 

Não deixem de conferir! 
Mais informações, clique AQUI. 

Fotos do evento:


0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!