quinta-feira, 26 de setembro de 2013

de Franca


O Semeando a Psicanálise em Franca continua inovando em seu quarto ano de funcionamento. Desde 2009, a SPBRP vem realizando com sucesso, um projeto sequencial de seminários teóricos e clínicos para alunos, recém-formados e profissionais de psicologia e áreas afins. Inicialmente esse projeto era idealizado em Ribeirão e os analistas iam para Franca nas faculdades levando o mesmo programa oferecido em Ribeirão. A inovação mais importante é que agora esse programa foi idealizado e organizado pelo grupo de analistas locais membros da SBPRP, apoiado pela Diretoria da SBPRP.

Contando com a valorosa parceria da Uni-Facef, através do vice-reitor Paulo de Tarso Oliveira, da coordenadora Patrícia Franco do Espírito Santo e da Profª Irma Benate, estamos realmente semeando um contato vitalizado com a teoria e a técnica psicanalítica, despertando curiosidade e promovendo experiências inéditas, tal como a prática de discussões de atendimentos em psicoterapia, feitos pelos alunos em clínica-escola. Apresentamos as expansões ocorridas na psicanálise desde Freud, passando por Klein e chegando a Bion, o que possibilita quebrar alguns tabus e preconceitos sobre o método de investigação do inconsciente.

Neste ano, através do atual Departamento de Cultura e Comunidade da SBPRP, realizamos no primeiro semestre, na Uni-Facef, um evento com um novo formato, uma reflexão teórica inspirada no filme "O cheiro do ralo", cujo tema foi "A Psicanálise na Clínica atual: a construção do pensar", apresentado por Ana Márcia V.P. Rodrigues. Em seguida fizemos um seminário clínico coordenado por duas analistas: Débora Mellem e Sônia Godoy, que juntamente com as contribuições da palestrante, favoreceu um intenso clima de participação do público.



No segundo semestre teremos outra novidade, estamos ampliando o nosso semear em outro terreno - na Unifran, através do apoio da coordenadora Tereza Cristina Imada, da Professora Elizabete Touso (setor de extensão) e das docentes Kênia Peres, Maria Salete J. Lucas e Maíra Touso, ligadas à área de psicoterapia psicanalítica. A proposta é estreitar a troca de experiências entre o saber que advém da formação psicanalítica ligada às sociedades pertencentes à IPA. e a rica bagagem adquirida na universidade. Teremos o evento no dia 9 de outubro de 2013, com a seguinte programação: o seminário teórico ministrado por Ana Regina Morandini Caldeira que versará sobre o tema: "A Psicanálise e a mente do analista: o sentir e o sonhar na sessão." Maria Salete Junqueira Lucas, psicóloga e docente da Unifran fará comentários sobre a palestra e em seguida a psicanalista Rosângela de Oliveira Faria coordenará o seminário clínico.

No segundo semestre teremos um outro encontro na Uni-Facef que será divulgado em breve.

Do encontro entre o trabalho das psicanalistas unidas nessa comissão com o terreno fértil para semeadura da psicanálise presente em Franca surgiram esses dois eventos. O Trabalho continuará.

Comissão do Semeando a Psicanálise de Franca

Ana Márcia V.P. Rodrigues
Ana Regina M. Caldeira
Débora Mellem
Fátima M.Cassis R. Santos
Josiane B. Oliveira
Rosângela O. Faria
Sônia M. Godoy

--------------------------------------------------------------------------

“Em Outubro, “Clarice...” – Inscreva-se AQUI!



0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!