sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Confira a exposição de Cristina Canale no IFF

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431


Olá,

Para quem ainda não conferiu, está acontecendo desde o início deste mês em Ribeirão, a exposição “Protagonista e Domingo”, da grande artista carioca Cristina Canale. Ela apresenta14 obras com a pintura do final do século XX que representa as problemáticas da produção contemporânea. A mostra deve permanecer em Ribeirão somente até 14 de Setembro. Confira!
De acordo com o site nararoesler, a pintura de Cristina Canale revela traços bastante singulares, notadamente a maneira como os elementos figurativos da composição estão sempre na iminência de se diluírem em pura abstração. Suas paisagens parecem retratar um mundo fluido, em que uns poucos elementos reconhecíveis surgem por entre campos de cor que se justapõem – e de maneira harmônica, não obstante a ampla variedade de cores que emprega.

Com sua massas cromáticas e densa materialidade, a obra de Cristina Canale responde, a sua maneira, aos intensos debates que embasam a pintura alemã do final do século XX, e, de maneira mais geral, está sintonizada com as problemáticas da produção contemporânea para além da pintura. Para o curador Tiago Mesquita, a produção de Canale contrapõe-se à busca pelas estruturas de constituição da imagem por parte de artistas como Gerhardt Richter e Robert Ryman, porque aborda “a imagem e os gêneros consagrados da pintura de forma subjetiva, acreditando em uma experiência singular”. 


A artista


Canale é carioca nascida em 1961. Reside e produz em Berlim. Integrou mostras coletivas como a 21ª Bienal de São Paulo (1991); a 6ª Bienal de Curitiba (2011); e Dentro do Traço, Mesmo, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (2009), todas no Brasil; Positionen, na Galerie Noah, Augsburg, Alemanha (2008); e Da Visualidade ao Conceito, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2007). Exposições individuais incluem: Sem palavras, na Galeria Nara Roesler, São Paulo (2011); Cristina Canale – Arredores e Rastros, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2010); e Contos, na Galeria Silvia Cintra, Rio de Janeiro (2009), todas no Brasil. Instituições brasileiras como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, entre outras, possuem obras suas.

Parceria com a SBPRP

O Instituto Figueiredo Ferraz já é o novo parceiro da SBPRP. A partir de Agosto , o espaço também será sede de nossas apresentações, sessões de Cinema & Psicanálise e debates. Um grande espaço de cultura e psicanálise em Ribeirão Preto. Conheça!


Serviço:
IFF - Rua Maestro Ignácio Stabile, 200
Alto da Boa Vista - Ribeirão Preto - SP.
Entrada Gratuita.

Horário de funcionamento:
De terça a sábado, das 14h às 18h.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!