terça-feira, 9 de julho de 2013

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431
 

Palermo, charmoso bairro  de Buenos Aires, Argentina tem a peculiaridade de ser um local no qual  Sigmund Freud se faz presente no imaginário das pessoas.

Segundo a jornalista Délis Ortiz, “a Praça Güemes vive uma eterna crise de identidade: nasceu general Guemes; foi batizada como Santa Guadalupe; mas é conhecida como Praça Freud. É o que o pai da psicanálise chamaria de conflito entre repressão, religião e paixão”.

Este local é considerado hoje uma das maiores concentrações de consultórios de psiquiatria, psicologia e psicanálise de Buenos Aires. Ao redor da praça já existiu restaurante Freud, café Sigi, de Sigmund Freud, e até mesmo, há algum tempo, tentaram trocar o nome  da rua Medrano por rua Freud.

O local chamou a atenção da imprensa mundial e acabou sendo objeto de um artigo no Wall Street e um documentário da TV Canadense que explorou as relações entre tango e psicoterapia.

O ar melancólico da "Villa Freud" povoa o inconsciente coletivo dos moradores e visitantes. Em Buenos Aires existe ainda uma galeria especializada neste grande mestre com exposições permanentes  com mais de 20 obras novas por mês para deleite de uma freguesia cativa de amantes da psicanálise.

A Argentina é o país com a maior concentração de psicólogos do  mundo. Como disse Ortiz, “não por acaso: é terrinha do tango, de alma melancólica”.

Fontes: www.g1.com / www.freudexplicado.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Olá boa tarde!
    procuro uma sociedade de psicanalise na argentina para me associa.
    Sou psicanalista aqui no Brasil.
    55-085-9.97377757 Doutor.h.n. França da Silva

    ResponderExcluir
  2. Penso o que Freud diria ao ler esse inconsciente coletivo em uma matéria feita para falar da Villa Freud...rs

    ResponderExcluir

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!