terça-feira, 2 de julho de 2013

Uma lista de filmes com Freud pra você curtir as férias! 

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61. 431

Julho é sinal de férias, por isso nesta semana a SBPRP preparou uma lista especial com algumas dicas de Cinema & Psicanálise para vocês curtirem enquanto descansam.  Tais filmes abordam o tema de forma variada e enfatiza a relação entre analistas e pacientes. Acompanhe!

1. Freud além da alma


Produzido em 1962, este filme nos apresenta um periodo da vida de Sigmund Freud (1856-1936), o pai da Psicanálise, desde sua graduação em Medicina até o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas. O filme focaliza o tratamento de uma jovem paciente, a partir do qual Freud formula o Complexo de Édipo. No elenco, Montgomery Clift como Freud e Susannah York como Cecily Koertner. Dirigido por John Huston com trilha sonora composta por Jerry Goldsmith.



2. Um método perigoso

Produzido em 2011, conta a história do Dr. Carl Jung - interpretado por Michael Fassbender – que assume o desafio de tratar, por meio da análise,  uma paciente bela e desequilibrada - a exagerada Keira Knightley. Solicita ajuda à Sigmund Freud - Viggo Mortensen , seu mestre e idealizador do método psicanalítico. Ambos se envolvem no tratamento e apresentam visões divergentes, consequência das diferenças pessoais existentes. Dirigido por David Cronenberg com roteiro de Christopher Hampton, é um filme intrigante que oferece uma visão das dificuldades  do início da psicanálise.

3. Gênio Indomável


Produzido em 1998, dirigido por Gus Van Sant e escrito pelos atores Matt Damon e Ben Afleck. Um grande sucesso de bilheterias, que recebeu o Oscar de melhor roteiro original. Traz a história do jovem Will Hunting, servente de uma universidade, que revela-se um gênio em matemática. Devido ao fato de ter tido algumas passagens pela polícia, ele é obrigado a fazer terapia. O tratamento só começa a surtir efeito   a partir do estabelecimento de um bom vinculo com o terapeuta Sean Maguire, interpretado de forma brilhante por Robin Williams.


4. Equus

Produzido em 1977, um belíssimo trabalho de Sidney Lumet baseado  no roteiro de Peter Schaffer. Richard Burton é um psiquiatra que investiga os cruéis ferimentos nos olhos de seis cavalos, feitos por um rapaz de dezessete anos - Peter Firth - trabalhador do estábulo. À medida que a terapia progride, o analista entra em contato com os demônios da mente do rapaz, único filho de um pai austero e uma mãe carinhosa e muito religiosa. 



5. Reine sobre mim


Produzido em 2007, considerado um dos melhores trabalhos dirigidos por Mike Binder. O filme traz em seu elenco os atores Adam Sandler e Don Cheadle. Após a perda de sua família nos atentados terroristas de 11 de Setembro, um homem recorre a um ex-colega de quarto que se tornou médico e está disposto a ajudar o amigo a se conformar com sua dor. Considerado um dos melhores filmes do ano.


Por hoje é isso pessoal, em breve voltamos com mais dicas.
Preparem a pipoca e boa sessão!

Fontes: listasde10.blogspot.com.br / cineamador.wordpress.com

Um comentário:

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!