quinta-feira, 4 de julho de 2013

Uma lista de filmes com Freud pra você curtir as férias! 

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61. 431

Olá,

A primeira lista foi um sucesso. Resolvemos, então, postar hoje mais algumas dicas de filmes que tratam de psicanálise pra vocês aproveitarem o tempo disponível das férias. São produções cinematográficas que abordam algumas Teorias Psicanalíticas de forma acessível. Acompanhe!

1. Doze macacos


Produzido em 1996, este filme dirigido por Terry Gilliam conta a história de James Cole (Bruce Willis), no ano de 2035. Ele é prisioneiro em uma cidade subterrânea e aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar o mistério envolvendo o vírus mortal que levou à morte a maior parte da humanidade. É considerado louco e é internado em um manicômio onde ninguém, além de seu amigo Jeffrey Goines (Brad Pitt) parece acreditar nele. Esta situação é pano de fundo para uma aventura em que ele tem que provar sua sanidade a uma médica renomada que se torna a única esperança de mudar o futuro e evitar que a humanidade seja exterminada da Terra. Um roteiro denso e sensacional com um final surpreendente.


2. O Sexto Sentido

Produzido em 1999, o filme traz a história do psicólogo infantil Malcolm Crowe, interpretado por Bruce Willis. Ele se dedica com paixão ao caso de Cole Sear (Haley Joel Osment): um garoto de 8 anos que tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado pelo medo. Malcolm, por sua vez, tenta se recuperar de um trauma sofrido anos antes quando um de seus pacientes se suicida na sua frente. Certamente o melhor filme do diretor M.Night Shayamalan


3. Habemus Papam

Produzido em 2011, um ótimo filme do grande diretor italiano Nanni Moretti. A história gira em torno de Michel Picoli, eleito o novo papa. Ele sofre um ataque de pânico quando deveria ser anunciado como papa na varanda da praça de São Pedro. Os cardeais decidem, então, chamar em segredo um psicanalista ateu para convencê-lo a aceitar o cargo. No mínimo um filme intrigante. 




4. Um Divã Para Dois

O drama com leve toque de humor produzido pelo diretor David Frankel é imperdível. Produzido em 2012, o filme mostra um casal de meia-idade, os ótimos Meryl Streep e Tommy Lee Jones, que vivem um relacionamento morno, sem relações sexuais. A esposa inconformada fica sabendo de um terapeuta de casais, Steve Carell, especializado em casos assim e os inscreve para um período de imersão no divã do psiquiatra. O toque hilário fica por conta das resistências do marido em acreditar na eficácia do tratamento. Vale a pena se divertir com estes dois.


5. Um estranho no ninho
 
Produzido em 1975, dirigido por Milos Forman. Este filme que é considerado um clássico dos anos 70 conta a história do presidiário Randle McMurphy, interpretado por Jack Nicholson. Ele acreditava que, fingindo ser louco, seria liberado do trabalho na prisão, mas seus planos são frustrados quando é enviado a um hospital psiquiátrico. Indiscutivelmente, uma das melhores atuações de Jack Nicholson, premiado com o Oscar de melhor ator.  Um filme para ver, refletir e rever muitas vezes.



Essas são as dicas de hoje, em breve voltamos com mais.
Preparem a pipoca e boa sessão!

Fontes: listasde10.blogspot.com.br / cineamador.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!