quinta-feira, 27 de junho de 2013

Departamento de Cultura e Comunidade - Parte V
“Grupo de Estudos Mito e Psicanálise”
                                                       
Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431



Olá,

Hoje, finalizamos uma série de posts de sucesso em nosso blog. Há pouco mais de um mês estamos publicando aqui especiais sobre o Departamento de Cultura e Comunidade da SBPRP.  Para fechar a série com chave de ouro, o post de hoje vai trazer um pouco sobre o “Grupo de Estudos Mito e Psicanálise”, que levanta discussões sobre a relação entre a mitologia grega e a psicanálise criada por Freud.

Acompanhe o que o pessoal nos contou sobre grupo de estudos!

Psicanálise e Cultura estão indissociavelmente entrelaçadas. Freud, dotado de sólida e universal formação cultural, percorreu com desenvoltura a antropologia, sociologia, religião, ocultismo, arte, literatura e filosofia para desenvolver suas teorias psicanalíticas. Ora buscou na cultura a expressão da natureza humana que ele revelava em seus pacientes, comprovando que descrevia fantasias universais próprias do homem, ora utilizou-se da cultura para ilustrar e aprofundar a compreensão de seus achados na clínica. Suas ideias e descobertas influenciaram de modo determinante a cultura ocidental.
 
Freud nos apresentou com maestria o trajeto da natureza para a cultura. Considerou irrelevante a discussão entre cultura e civilização. Utilizou a palavra alemã Kultur referindo-se aos padrões de uma sociedade e ao esforço coletivo para dominar o meio exterior e regular as relações entre os homens. Partindo deste olhar, cultura refere-se a tudo o que se passa no viver social e que permeia as relações humanas, ocorre nos espaços de relações íntimas e está arraigada na construção do psiquismo. Funciona como um continente capaz de dar significado às relações sociais e fornece matéria para o sonho, sonho que se renova constantemente e dá suporte para o viver presente.

O Espaço Cultural da SBPRP propõe-se como um ponto de encontro, um espaço continente, com possibilidade de trocas, reflexões e renovações, estimulando a reflexão sobre as questões culturais e psicanalíticas atuais, capazes de despertar novas possibilidades pessoais, bem como do pensamentos psicanalítico.

Em 2013, o Espaço Cultural da SBPRP criou para seus membros o “Grupo de Estudos Mito e Psicanálise”, coordenado pela Sra. Maria Aparecida Sidericoudes, psicóloga, Membro Efetivo e Analista Didata da SBPRP. Seu trabalho “Medo e Paixão nos mitos: um modo de olhar a contemporaneidade” constitui-se no mote para aprofundar e ampliar as discussões. O objetivo é promover um diálogo entre alguns mitos gregos citados em seu trabalho, com a psicanálise. Os mitos gregos falam da realidade humana, de seus sonhos, de suas paixões, de seus temores, de sua força, de sua fragilidade, portanto, essa interlocução pode ampliar nossa visão sobre a vida humana e a realidade psíquica, nas suas invariantes e transformações.

Coordenação do Espaço Cultural:
Dr. Paulo de Moraes M. Ribeiro e Dra. Silvana Mara Lopes Andrade


Interessou-se pelo Departamento? Procure a sede da SBPRP e participe.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!