terça-feira, 21 de maio de 2013

Departamento de Cultura e Comunidade - Parte II

Por Cristiane Sampaio
MTB 61.431


Olá,

Vamos dar continuidade à série de posts sobre o Departamento de Cultura e Psicanálise da SBPRP? Hoje, nosso objetivo é apresentar as atividades da Comissão de Assistência e Educação.  Atualmente, três projetos (Terças na Sociedade; Semeando e SAP) vem sendo realizados em três cidades de nossa Região, sendo Ribeirão Preto; São Carlos e Franca.

Acompanhe abaixo e participe!

Terças na Sociedade:
Semeando a Psicanálise e Clinicando em Ribeirão Preto

O objetivo é apresentar alguns aspectos da teoria e técnica psicanalítica, para estudantes e profissionais recém-formados dos cursos de psicologia e medicina através de palestras ministradas por psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. É organizada pela Dra. Regina C. Mingorance de Lima, com a colaboração da Sra. Marystella Carvalho Esbrogeo.

A partir de 2011, em reuniões entre o atual Departamento de Cultura e Comunidade, anteriormente (PECCo) e a coordenação do SAP, levantou-se a possibilidade de sistematizar essa parceria agregando a atividade do Semeando a Psicanálise ao Clinicando, em uma única atividade intitulada “Terças na Sociedade”. Tal ideia foi inspirada na iniciativa de Freud em iniciar conversas sobre psicanálise com um pequeno grupo nas noites de quartas feiras. A Comissão elegeu a noite de terça feira como o dia para a Sociedade receber em sua sede estudantes de graduação em psicologia, residentes de medicina e profissionais da área para atividades teóricas (Semeando) e discussões de sessões de psicoterapia sob o vértice psicanalítico (Clinicando). Neste ano, o “Terças na Sociedade” iniciou suas atividades no mês de abril. Houve uma pequena alteração do formato anterior, passamos a concentrar o Semeando e o Clinicando no mesmo dia, e não mais em semanas alternadas, como em 2012.

Estamos com boas expectativas para este ano, a Sociedade vem recebendo telefonemas de pessoas interessadas em participar, mesmo antes da divulgação.

Semeando a Psicanálise: Franca e São Carlos
 Essas comissões contam com os seguintes Membros Filiados e associados à SBPRP. A Comissão do Semeando a Psicanálise de Franca é formada pelas colegas: Dra. Ana Márcia Vasconcelos de Paula Rodrigues, Sra. Ana Regina Morandini Caldeira, Sra. Débora Agel Mellem, Dra. Fátima Cassis Ribeiro Santos, Sra. Josiane Barbosa Oliveira, Sra. Rosângela Oliveira Faria, Sra. Sônia Maria de Godoy. A Comissão do Semeando a Psicanálise São Carlos é formada pelas colegas Sra. Cláudia Fernanda Bianchi e Dra. Cássia Regina Rodrigues Varga.

Essas comissões estão trabalhando para organizar o Semeando utilizando os recursos dos psicanalistas ligados à SBPRP que residem e trabalham nessas cidades.


SAP - Serviço de Atendimento em Psicanálise
O SAP surgiu com o objetivo de difundir a psicanálise e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto junto à comunidade. Oferecendo atendimento psicanalítico com honorários acessíveis, favorece aos candidatos e membros da SBPRP a prática da clínica psicanalítica com quatro ou mais sessões por semana.

Com o intuito de estimular o estudo e a pesquisa ligados à prática psicanalítica, promove reuniões científicas onde um membro do SAP apresenta material clinico para ser discutido com os colegas. É coordenado pela Sra. Mônica Bitar Santamarina Araújo, assessorada pela Dra. Cristiane Reberte de Marque.

Como funciona o SAP?
O atendimento em análise é de quatro sessões por semana, realizado no consultório do psicanalista ligado à SBPRP. O SAP oferece também supervisão e grupo de estudo.

Os interessados devem procurar a secretaria da sociedade, preencher uma ficha de inscrição e pagar uma taxa. A secretária que recebeu a inscrição irá encaminhá-lo para um dos profissionais, que estão credenciados no SAP.

Como posso receber mais informações?
Mais informações podem ser obtidas na página da SBPRP, no seguinte link http://www.sbprp.org.br/sbprp/atendimento.asp ou pelo telefone 16-39111115.

Por hoje é só, nos vemos no próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!