terça-feira, 9 de abril de 2013


 Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431


Olá, 

Em 2004, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto criou o Departamento de Publicações, e a elaboração de um órgão de publicação de trabalhos científicos de seus membros já constava de seus objetivos.

Já em 2009, este projeto começou a sair do papel, uma vez que o crescimento de nossa produção científica seguia o ritmo do próprio crescimento da SBPRP. Da equipe que compunha o Departamento de Publicações, formou-se o Conselho Editorial, tendo à frente, na função de editora, Silvana Vassimon.

Esta equipe trabalhou com afinco para lançar o primeiro número da Revista, em maio de 2010, durante a II Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP. A Revista nasceu, então, tendo como objetivo principal a divulgação da produção psicanalítica dos membros da SBPRP e permanece até hoje. Aliás, a sua produção está a todo vapor, a próxima edição da Berggasse 19 já está sendo editada, por isso preparamos hoje uma entrevista com a Psicanalista, Membro Associado da SBPRP e atual editora, Sra. Rosangela de Oliveira Faria.

Acompanhe e saiba as novidades!
                                                                       

SBPRP: Como surgiu a escolha do nome Berggasse 19? 

Rosângela Faria: Berggasse 19 é o endereço, em Viena, da casa onde Freud viveu e trabalhou por 47 anos, antes de partir para o exílio em Londres, em decorrência da ameaça nazista. Hoje, transformada no Sigmund FreudMuseum, recebe diariamente a visita de turistas do mundo todo, ávidos por conhecer o local onde Freud deu à luz à Psicanálise e onde produziu a maioria de seus escritos. Foi pensando neste local de criação das primeiras publicações psicanalíticas que escolhemos este nome para a nossa Revista. Freud, com sua produção incansável, erigiu sólidas bases para que a Psicanálise pudesse continuar seu desenvolvimento. Neste sentido, a Revista Berggasse 19 se constitui num espaço aberto para a divulgação do pensamento psicanalítico contemporâneo”.

S: Podemos esperar novidades para o próximo número da Berggasse 19?

R.F.:Até agora, em cinco números editados, publicamos artigos científicos de psicanalistas membros da SBPRP e demais Sociedades de Psicanálise filiadas à IPA. A partir do próximo número, estaremos abertos a receber manuscritos também de membros dos Institutos de Psicanálise das Sociedades filiadas à IPA, bem como de autores de áreas de interface com a Psicanálise. Esta ampliação visa criar espaço de expressão e troca de conhecimento psicanalítico, cultural e social, favorecendo a expansão e o aprofundamento da Psicanálise e estimulando o diálogo entre pensadores e instituições da comunidade científica sobre temas de interesse comum. Os manuscritos poderão ser apresentados em forma de artigos, ensaios, conferências e reflexões. Entrevistas e resenhas continuarão a fazer parte de cada número da Revista”.

Fonte: pepsic.bvsalud.org
S: Qual a composição atual da equipe editorial da Berggasse 19?

R.F.:Recebi, com muita honra e gratificação, o convite para assumir, a partir de fevereiro deste ano, a editoria da Revista. Apesar de fazer parte do Conselho Editorial desde o nascimento da Berggasse 19, considero esta função um enorme desafio, que se atenua com a segurança que tenho em poder contar com o incansável trabalho dos membros do Conselho Editorial e a fundamental consultoria da Co-editora. Do Conselho Editorial fazem parte: Alexandre Martins de Mello, Beatriz Troncon Busatto, Denise Lopes Rosado Antônio, Fernanda S. R. Passalacqua e Maria Letícia Wierman. Como Co-editora, Maria Bernadete Amêndola Contart de Assis”.

S: Poderia nos contar um pouco sobre os bastidores da elaboração de cada número da revista?

R.F.: “A Revista é editada semestralmente. O autor interessado em publicar seu manuscrito, encaminha-o à biblioteca da SBPRP. A bibliotecária o cadastra, faz a retirada da identificação do autor e o encaminha para uma pré-avaliação do Conselho Editorial, que avalia se o mesmo está de acordo com as Normas de Publicação da Revista. Depois, o artigo é encaminhado, ainda anonimamente, pela editora, a três membros do corpo de pareceristas, que é composto por psicanalistas pertencentes a Sociedades de Psicanálise de todo o Brasil. Estes pareceres são avaliados pelo Conselho Editorial, que indicará se o artigo está adequado a ser publicado ou não, ou ainda se necessita de modificações para a publicação. Terminada esta etapa, os artigos são encaminhados para a revisão técnica e depois para a editoração gráfica. A etapa final é a impressão gráfica”.

S: Como alguém pode se tornar um assinante da Berggasse 19?

R.F.: A assinatura poderá ser realizada através do site da SBPRP: www.sbprp.org.br. No link exclusivo para a Revista, o interessado, além de acessar os resumos dos artigos já publicados e conhecer as Normas Editoriais, poderá preencher o formulário para a assinatura e escolher a melhor forma de pagamento. A assinatura é anual e corresponde a dois números da Revista. Além disso, em todos os eventos científicos da SBPRP abertos ao público, a secretária da Revista estará presente, expondo os números já editados que poderão ser adquiridos de forma avulsa, bem como realizando novas assinaturas”.

Não perca tempo e adquira já a sua Bergasse 19!


0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!