terça-feira, 12 de março de 2013


Myriam Vianna
Yuka de Almeida Prado

Quais são os processos pelos quais uma canção nos faz emocionar? Na tentativa de desvelar essa questão abordaremos este recital-palestra, pois as manifestações emocionais mais profundas são expressas pela voz: a dor, o medo, a alegria, a surpresa, o prazer, com uma variedade infinita de timbres vocais, que se expressam instintivamente ao longo de nossas vidas até o suspiro final. A voz cantada, que representa todos estes sentimentos, muitas vezes não expressos pelas palavras, pode mover estruturas enraizadas, alçando dimensões onde talvez nem mesmo  a alta tecnologia e o conhecimento humano podem chegar. E assim, para avaliar a emoção da canção, esta deve ser dimensionada em várias esferas que se desdobram em: de quem a compõe, de quem a executa e de quem a escuta.

A emoção inicialmente parte de quem a compõe. Apresentaremos duas canções de Villa-Lobos com o mesmo poema: as Japonesas de 1912 e 1917 abordando  o processo composicional de Villa-Lobos. O executante, ou intérprete também se emociona ao cantar. Como ele pode dar forma à sua emoção na sua interpretação vocal? Será demonstrada  através da ária Tu che di gel sei cinta da ópera Turandot de Puccini e na Ave Maria de Caccini. É possível descrever a emoção do intérprete? E por fim, será apresentada uma obra japonesa, desconhecida do público em geral para voz e flauta, para que se possa discutir sobre a emoção do ponto de vista do ouvinte, mesmo que o idioma seja totalmente desconhecido.

Cantar é pensar com o coração, assim as pesquisas decorrentes da performance em canto nos fazem refletir no indizível, no mais profundo limiar da existência humana.

Se interessou e quer participar do Encantos? É fácil, basta clicar AQUI e se inscrever! 


#SAIBA MAIS!

“Psicanálise e Música: Em Cantos da Mente”

Em 16 de Março 


Convidados

Dr. Raul Hartke (Analista Didata da SPPA)
Dra. Beatriz Troncon Busatto (Membro Efetivo da SBPRP)  
Profª Dra. Yuka de Almeida Prado (FFCLRP-USP) 

Palestras:

Dr. Raul Hartke: "Origens e transformações da música popular brasileira: do quintal ao Carnegie Hall - uma escuta psicanalítica"

Comentários da Sra. Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini.

Dra. Beatriz Busatto: "Um encontro luminoso entre a Música e a Psicanálise"

Profa. Dra. Yuka de Almeida Prado e Sra. Myriam Vianna: "Cantos, Encantos e Emoções: um recital-palestra"



Valores:

16/03 na Sede da SBPRP - R$ 120,00

Horário: 09:30h
Local: SBPRP - Sede da Sociedade Brasileira de Psicanális




0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!