quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013



No último dia 22 de fevereiro, o Instituto de Psicanálise da SBPRP abriu oficialmente as atividades do ano letivo de 2013, com a Aula Inaugural intitulada “A construção do psicanalista", que foi proferida pela colega Sra. Nilde Jacob Parada Franch, atual Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

O evento foi realizado no auditório da SBPRP, no qual estiveram presentes Analistas Didatas, Membros Efetivos, Associados e Membros Filiados.

Sra. Nilde, que também foi Diretora do Instituto de Psicanálise da SociedadeBrasileira de Psicanálise de São Paulo, vem estudando há vários anos este tema, tendo já publicado artigos a respeito.

Nesta aula, teceu interessantes reflexões sobre os requisitos formais para a formação do psicanalista (análise didática, seminários teóricos e clínicos e supervisão didática), assim como, a especificidade da ‘construção’ do psicanalista, que envolve o desenvolvimento de uma identidade enquanto tal, produto de um profundo conhecimento de si e do desenvolvimento da capacidade de apreensão da teoria e técnica psicanalíticas, mais do que a simples repetição de um método de abordagem do mundo psíquico.

Além disso, expôs de forma clara, evocando sua experiência como analista de crianças e adolescentes, a especificidade desta formação e o enriquecimento que o psicanalista de adultos desenvolve ao contatar com este campo de conhecimento, especialmente com a técnica da análise de crianças.

O evento foi encerrado com um coquetel, para brindar esta importante atividade anual que congrega toda a Sociedade.

Guiomar Papa de Morais
Diretora-secretária do Instituto de Psicanálise da SBPRP

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!