quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431



Olá,

Atenção grandes fãs da telona! Hoje o blog da SBPRP traz uma breve entrevista sobre cinema e psicanálise. Nós convidamos ninguém menos que, Josimara Magro Fernandez, Psicanalista e membro efetivo da SBPRP que coordenou o projeto “Cinema & Psicanálise” por dois anos na Sociedade. Acompanhem!

SBPRP: Nós sabemos que este é um dos projetos mais apreciados dentro da SBPRP, estar à frente dele é sem dúvida uma grande responsabilidade. Como foi para você coordenar o Cinema & Psicanálise por dois anos?

Josi:
“Coordenar o Cinema e Psicanálise foi uma ótima experiência, foi na verdade uma continuidade da experiência de participação na Comissão(que foi coordenada, nos 4 anos precedentes, pela Denise Antonio, com quem trabalhei bem de perto e aprendi muito). Unir duas paixões – a psicanálise e o cinema – e testemunhar as pessoas interessadas em conversar sobre os filmes, relacionando a experiência estética com a emocional, expandindo seus campos de observação é maravilhoso. Essa é a grande satisfação desta atividade: ver a psicanálise sair dos livros e se propagar entre  pessoas das mais diversas formações, com o auxílio desta incrível arte ligada ao movimento e às imagens (aliás, à maneira de funcionar do inconsciente). O Cinema e Psicanálise está em atividade há cerca de 14 anos e já faz parte da cena cultural de nossa cidade, foi uma honra pra mim fazer parte desta história”.



S: Aproveitando a oportunidade, como estamos de férias você poderia indicar aos nossos leitores um bom filme?

J: “O garoto da bicicleta” – uma co-produção Bélgica/ Itália e França realizada em 2011, sob a direção de Jean Pierre e Luc Dardenne. Trata-se de uma comovente história a respeito de um garoto (Cyril) que procura o pai desesperadamente, após ser deixado num orfanato. Por acaso, ele esbarra em uma cabeleireira (Samantha) e esse encontro irá transformar a vida de ambos. Sempre admirei o talento dos europeus para trabalharem com crianças no cinema. Temos exemplos de sobra –“ Quando papai saiu em viagem de negócios”; “Ponnete”; “Paisagem na neblina”  - as dores da infância, os lutos, as decepções são tratadas com maestria e profundidade nesses filmes e "O garoto da bicicleta” é mais um exemplo. Vale a pena conferir!”







S: Agora, mudando um pouco de assunto. Você vive uma nova fase na SBPRP, acaba de assumir o cargo de diretora financeira no novo conselho diretor. Mais um desafio?

J: “Fazer parte do Conselho Diretor, como diretora financeira na gestão 2012/2014 está sendo um enorme desafio: função de muita responsabilidade, mas que espero desempenhar com tranquilidade, pois integro um grupo de trabalho muito bom. Estamos empenhadas em cuidar de nossa querida SBPRP, dando continuidade a uma história institucional que muito nos orgulha, pois temos a honra de formar psicanalistas com o mais alto nível profissional”.

Com certeza Josi, a SBPRP está sempre buscando o melhor para seus alunos e membros!

Agora, fiquem atentos aos posts, pois em breve teremos mais novidades e dicas de Cinema & Psicanálise para 2013.

Até!




0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!