segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431


Olá,

Como o pessoal pediu e foi prometido, nós estamos postando mais uma entrevista sobre Cinema & Psicanálise. Hoje, nossa conversa foi com Dr. Paulo de Moraes Mendonça Ribeiro, o novo coordenador do Projeto. Ninguém melhor que ele para nos contar as novidades para 2013. Acompanhe!

SBPRP: Como o senhor encara esta nova fase, visto que agora estará à frente do Cinema & Psicanálise?

Dr. Paulo: “O Cinema e Psicanálise foi um projeto pioneiro em Ribeirão Preto, que se iniciou em 1999 como um segmento do “Espaço Cultural” da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto.  O "Espaço Cultural" foi idealizado pela Dra. Lenise Lisboa Azoubel e o objetivo do Cinema & Psicanálise era apresentar ao público em geral o modo psicanalítico de pensar, bem como apresentar os nossos analistas à comunidade, diminuindo o abismo de idealização que havia (e ainda há um pouco) dos analistas e da própria Psicanálise. Neste tempo, as apresentações eram feitas mensalmente e os comentários dos filmes feitos pelos psicanalistas da SBPRP, podendo ou não ser acompanhados dos comentários de um profissional de uma área diferente. Esta fórmula deu tanto certo que o C&P progrediu muito, e proliferou em outros segmentos da comunidade: hoje contamos cerca de cinco projetos semelhantes espalhados pela nossa cidade (como o campus da USP, do Centro Médico, do Espaço Kaiser, etc.) bem como também nas cidades vizinhas a Ribeirão.

Recentemente, ao assumirmos o C&P, resolvemos em comum acordo com a nova Diretoria da SBPRP, reformularmos o projeto e novidades estão porvir!”

S: Aos fãs do projeto o que se pode esperar de Cinema& Psicanálise para 2013?

DR.P.: “A principal reformulação será no formato. Passaremos a trabalhar temas na forma de Ciclos, por exemplo, estamos organizando para o segundo semestre deste ano o “Ciclo Lars Von Trier”, que tratará os filmes “Anticristo” e “Melancolia”, que são filmes autobiográficos do diretor e que versam sobre as profundezas da dor na alma humana. Depois faremos ciclos sobre Eros, sobre Ciúme e Inveja, sobre o diretor espanhol Almodóvar, e assim por diante. Mas para começar faremos um C&P em Maio, dia 25, sobre o tema “Adolescência”, antecipando o evento científico que a SBPRP está organizando para Junho sobre este importante e muito atual tema. Em breve teremos mais informações sobre este nosso reinício. Não percam!

Também queremos mudar o dia e o local do C&P, trazendo-o para a nossa sede, e colocando-o num horário de “happy hour”, sábado às 17h, aproximando ainda mais a comunidade do pensar psicanalítico e promovendo um espaço de ciência e lazer para os colegas e os interessados no tema. O C&P que ocorre em parceria com o SESC, aos domingos, deve ser não só mantido pelo sucesso que tem junto ao público da terceira idade, mas também ampliado com uma sessão extra mais voltada para a comunidade das demais “melhores idades”. Participem! E sugestões são sempre bem vindas!”

Então, está combinado Dr. Paulo. Aos interessados em participar e enviar sugestões, podem entrar em contato conosco aqui pelo blog, facebook ou até mesmo na sede da SBPRP.

E não deixem de ficar atentos as novidades que nós vamos postar sempre por aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!