sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Por Cristiane Sampaio
Mtb. 41.631


Olá,

Hoje trouxemos a vocês um pouquinho mais sobre o grande Psicanalista Franco Borgogno. O coordenador do evento “Diálogos Exogâmicos com Franco Borgogno”, Alexandre Martins de Mello, nos conta neste breve texto como o professor aplica as teorias da psicanálise em seus trabalhos.



“A Psicanálise como um Percurso (Jornada) é o título de um dos livros escrito pelo Prof. Dr. Franco Borgogno. Trata-se de uma coletânea de artigos expondo como ele utiliza em sua prática da clínica e no ensino da psicanálise as ideias de Bion, Ferenczi e Paula Heimann, entre outros pensadores. É um livro de agradável leitura que se complementa com outro livro A Entrevista de Vancouver. Na entrevista podemos entender o percurso pessoal de Franco Borgogno para se tornar analista. 

É um prazer viajar nessa jornada através das sinceras respostas do nosso convidado às perguntas formuladas por Christofer Fortune. Ao final dos livros, estimulados, temos o agradável sentimento de esperança em relação à psicanálise como método de desenvolvimento pessoal: uma psicoterapia rica, nutrida com a seiva dos autores clássicos, propondo uma experiência viva com os pacientes na busca da sua verdadeira existência.

Vale a pena ressaltar o valor do professor Franco Borgogno como condutor dos seus alunos na jornada para aprender a analisar os pacientes. Nas palavras de Thomas Ogden: “ensinar psicanálise é uma questão paradoxal: alguém que supões saber ensina outro que quer saber o que significa não saber”. No percurso do aprender o que é o não saber é um privilégio contar com o Dr. Franco Borgogno com sua sólida experiência intelectual e afetiva”.

A SBPRP convida a todos para se nutrirem da experiência do Dr. Franco Borgogno durante sua visita a Ribeirão Preto, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2012.

As inscrições são limitadas, clique aqui e se inscreva!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!