terça-feira, 17 de julho de 2012


Por Cristiane Sampaio
Mtb. 61.431

Olá,

Hoje vamos postar aqui mais algumas dicas, a todos psicanalistas e interessados em psicanálise. Para quem ainda não conhece, vale a pena conhecer, o Centro Universitário Maria Antonia da USP.

Instalado nos edifícios históricos que abrigaram a antiga Faculdade de Filosofia da USP, o Centro proporciona aos visitantes a oportunidade de apreciar pelo menos 20 mostras de arte por ano.

Maria Antonia tem a diretriz geral de reunir artistas contemporâneos de gerações diversas, dando espaço às mais diferentes técnicas e correntes estéticas, além de mostras de arquitetura e de retrospectivas que visam a discussão sobre o passado recente da arte brasileira. Em quase duas décadas de atuação multidisciplinar, conquistou um lugar próprio entre as instituições culturais da cidade, orientando-se por um conceito abrangente de formação.

O centro fica situado estrategicamente, na região central de São Paulo, em área de grande concentração de instituições de cultura e ensino, atende um público bastante diversificado.

Programação
Este mês especial de férias, o Maria Antonia traz uma programação diferente. Até o final do mês dois eventos imperdíveis vão acontecer por lá! Todos estão mais do que convidados, estão convocados a participar. Segue abaixo a descrição:

O olhar melancólico no cinema

com Daniel Antonio
23, 24, 25 e 26 de julho
segunda a quinta, 16 às 18h
R$ 170

A melancolia e sua tradição artística, analisadas através de conceitos filosóficos e psicanalíticos, na produção de cineastas como Jean-Luc Godard, Jean-Daniel Pollet, Andrei Tarkovski, Lars Von Trier e outros.

Daniel Antonio é jornalista, e trabalhou nos programas literários Livro Aberto (Rede Minas) e Entrelinhas (TV Cultura). Atualmente, é repórter do programa Metrópolis, da TV Cultura. Ganhou o prêmio João-de-Barro com seu livro infantil O menino comum (Ed. Dimensões, 2010).

A ideia e a lira: o pensamento filosófico e o poético

com Antonio Cicero
24, 25 e 26 de julho
terça a quinta, 20 às 22h30
R$ 170

As características do pensamento filosófico e as do pensamento poético, em uma análise de suas semelhanças e diferenças, a partir do uso e/ou da concepção da poesia nas obras de filósofos como Platão, Kant e Nietzsche, e de poetas como Lucrécio, Pessoa e Drummond.

Antonio Cicero é poeta e ensaísta, autor dos livros de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (Francisco Alves, 1995), Finalidades sem fim (Cia das Letras, 2005), e Poesia e filosofia (Record, 2012), assim como dos livros de poemas Guardar (Record, 1996) e Porventura (Record, 2012).

Acesse o site do centro e saiba mais. Vale a pena conhecer!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!