terça-feira, 17 de abril de 2012


Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

Boa noite,

Hoje trazemos o depoimento do Psicanalista Nilton Bianchi sobre a expansão da psicanálise. Dr. Nilton aborda a temática de forma envolvente e nos leva a refletir sobre os princípios da psicanálise atual.

“A psicanálise, desde seus inícios, sempre visou o desenvolvimento interno da mente do indivíduo. Poderíamos dizer isso em outros termos: a psicanálise é uma ciência e uma técnica psicoterápica que, em sua aplicação, resulta numa expansão das condições mentais do sujeito. Para tal, partiu do modelo geral da restrição, emblematizada pelo paradigma da repressão descrita por Freud. De 1895 a nossos dias, ampliou suas teorias incorporando outros conceitos como os de cisão (Klein), psicologia do Ego (Hartmann), linguagem (Lacan), continente-contido (Bion), holding (Winnicott), o negativo (Green), entre outros.

Em que pese a proliferação de escolas teóricas que estes conceitos fundamentais tenham gerado – mazelas de uma ciência jovem no caminho de seu próprio desenvolvimento e integração –, ninguém pode negar o fato de que a psicanálise seja uma ciência em expansão. Num tempo em que o narcisismo, a desafetação e desubjetivação da pessoa humana são a marca registrada de uma época, o que temos a dizer nós, como analistas? Muito! Entretanto, num contexto de panacéia, onde a dor mental é banalizada, é à psicanálise quem cabe levar sua palavra subjetivante às pessoas. A tão falada crise da psicanálise, talvez, possa se equacionar melhor nesse movimento de ir-de-encontro-a. Aliás, se observarmos a obra de Freud como um todo, notaremos que foi exatamente isso que ele fez. Foi isto o que tornou-a reconhecida no mundo todo: sua capacidade de diálogo com a cultura”.

(Nilton Bianchi – Membro Associado da SBPRP)

Espero que tenham gostado. Partilhem aqui as suas opiniões e vamos continuar esta reflexão!

Fiquem ligados nas atualizações em nossa página do facebook e aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!