quinta-feira, 8 de março de 2012


Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431

Boa noite, pessoal!

Esta semana vamos postar uma prévia do trabalho e estudo deste grande psicanalista que em breve vai nos visitar, MarceloViñar. Ele escreveu há algum tempo o artigo Humano - inumano: os limites do humano, que traz uma abordagem e um pensamento interessante sobre um dos assuntos mais intrigantes a ser discutido, o próprio ser humano.

'Desde Michel de Montaigne há cinco séculos, a Jean P. Clastres, passando por Sigmund Freud, tem-se assinalado a tendência da mente humana à veneração autorreferencial, a considerar o próprio como o bom, o excelente, e o alheio, o diferente, como inferior, quando não, infame ou abjeto. Isso é uma constante. O etnocentrismo conduz a este fundo xenófobo, intolerante da diferença. Esta abjeção pelo diferente e estranho habita de maneira explícita (ou calada e oculta), no interior de cada um de nós. Não se trata de negar ou refutar a existência desse impulso, senão de admitir e processar, de transformar o impulso xenófobo em algo diferente, de percorrer o longo e difícil caminho do reconhecimento e legitimação da alteridade'.

Marcelo Viñar

Para Viñar, trata-se de conter e frear essa passagem ao ato destrutivo do ser humano, algo que dará lugar a este sórdido processo civilizatório. Ele cita muito bem a fala do antropólogo, Clifforf Geertz, “(…) não é a construção de uma cultura universal à semelhança do idioma esperanto, nem a invenção de uma vasta tecnologia de organização humana, mas sim aumentar as possibilidades de um discurso inteligível entre pessoas com diferentes interesses, aspecto, riqueza e poder, e que no entanto se encontram em um mesmo mundo no qual permanecem em conexão constante, e onde ao mesmo tempo é cada vez mais difícil afastar-se do caminho dos demais”.

Um longo caminho se faz necessário para que consigamos a nossa consolidação interior, só após isso que passamos a aceitar e valorizar as qualidades da alteridade que sempre nos perturbam ou ameaçam.

Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-58352010000100014&script=sci_arttext


Gostou e quer saber mais sobre Marcelo Viñar??? Clique aqui!

Acesse aqui a página do evento com este grande psicanalista. Você não vai ficar fora dessa!

Até semana que vem! Fiquem ligados nas atualizações em nossa página do facebook e aqui no blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!