quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Por Cristiane Sampaio
Mtb.61.431

Boa noite, pessoal!
Com apenas dois dias de evento, já podemos afirmar: O XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise está um sucesso de público, conteúdo e atrações! Quem foi, pode concordar comigo, mal se pode andar por aqui, gente de vários lugares oportunizam uma ótima troca de conhecimento pelos corredores do Centro de Convenções de Ribeirão Preto.

“Neste Congresso estamos nos deparando com uma organização impecável, temas como eixo e continuidade, interligados, que nos proporcionam uma extensão e profundidade no assunto. Essa diversidade de reflexões, cursos e palestras é que tem proporcionado à riqueza do Congresso”, afirmou Rossana Nicoliello Pinho, de Belo Horizonte.
 
Após a entrega de material e credenciais o pessoal, já podia se inscrever e participar dos cursos, que já estavam começando... Foi uma correria só para garantir lugar, são tantas atrações e ainda sim parece que não foi suficiente para esse pessoal com sede de conhecimento. 

Depois de um belo dia de trabalhos, palestras, estudos e reflexões nada melhor que fechar a noite com ‘chave de ouro’ na cidade de Ribeirão Preto. A abertura oficial do evento lotou o Teatro Pedro II e o Palace Hotel ontem pela noite. 

Todos participantes tiveram direito a tapete vermelho, a uma bela exposição de carros de nossa patrocinadora Eurobike, além de uma apresentação belíssima e de tirar o fôlego da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Conduzida pelo Maestro Cláudio Cruz, a Orquestra tocou a Sinfonia n°6 em si menor de Tchaikovsky e como a própria Febrapsi disse, “No final do século XIX, enquanto Freud publicava seus primeiros estudos psicanalíticos, Tchaikovsky compunha a 6ª Sinfonia”.
 
Foi com estilo, após a apresentação, que todos participantes e convidados se dirigiram para o Palace Hotel, onde foi realizado um belo e requintado Coquetel, exatamente como acontecia décadas atrás neste belo prédio histórico da cidade.


“Achei excelente a apresentação da Orquestra, o som estava ótimo, a escolha do repertório. Tudo muito bonito, inclusive o teatro, abrir o Congresso com música foi uma grande ideia, afinal é sempre uma festa. Esse encontro e reencontro com colegas de todos os estados é ótimo, temos a oportunidade de ver o que os analistas estão pensando hoje. Tudo isso é bastante enriquecedor, o Congresso sempre nos serve para estimular aos estudos, a busca pelo novo, sempre digo que os estudantes devem vir ao congresso, é sempre enriquecedor. A psicanalise muito ao contrário do que dizem, continua e está extremamente viva. Hoje dia, é necessário que as pessoas tenham acesso ao seu mundo interior, pra que lá na frente se tornem melhores”, afirmou Dra. Rosely Lerner, do Rio de Janeiro. 

E você o que está achando do Congresso? Poste aqui o seu comentário!

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!