sexta-feira, 15 de julho de 2011

Por Cristiane Sampaio
MTB: 61431


Boa tarde, pessoal!

Fugindo um pouco de nosso cronograma, hoje trazemos aqui mais algumas informações sobre eventos culturais do XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise e um pouco da história sobre os locais históricos aonde vão se realizar. Se preparem porque esta edição está recheada de eventos imperdíveis!

A abertura do Congresso será realizada no Theatro Pedro II, um patrimônio histórico da cidade de Ribeirão Preto. O Pedro II é um teatro de ópera, construído em 1930, com capacidade para 1588 lugares. Um marco em sua história foi o incêndio ocorrido em 1980, o que exigiu das autoridades municipais providências para tombamento (em 1982) e restauração (início em 1991). Em 1996 o Theatro foi reinaugurado e desde então abriga espetáculos de música, dança e teatro, o que o faz ser um dos mais importantes espaços de cultura do Estado de São Paulo. Seu teto sofreu reconfiguração modernista, formando um maravilhoso conjunto com o todo clássico.


Obra da consagrada artista plástica Tomie Ohtake

Na sessão de abertura do Congresso haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, também um patrimônio cultural da cidade. Fundada em 1938 pelo alemão Marx Bartsch, a OSRP tem uma longa história de dedicação à música. A orquestra foi regida por maestros renomados, entre eles: Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Filipe Lee, Spartaco Rossi, Roberto Minczuck, Ricardo Kaniji, João Carlos Marins e Günter Neuhold. Atualmente a orquestra é regida pelo Maestro Cláudio Cruz, ganhador do “Grammy Latino” em 2002 e 2006.

 OSRP

Já o Coquetel de boas-vindas a vocês, colegas participantes do evento, será realizado logo após a apresentação da Orquestra Sinfônica, no Hotel Palace, localizado ao lado do Theatro Pedro II. O Hotel faz parte do chamado “Quarteirão Paulista”, um conjunto de construções das décadas 1920 e 1930, época áurea dos barões do café. O prédio do antigo Hotel Palace, inaugurado em 1926, foi completamente restaurado e, em breve, abrigará um Centro Cultural e a Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto.
 

A idéia de realizar o coquetel de abertura nesse local é parte do
objetivo de apresentar Ribeirão Preto, por intermédio de sua cultura e história, aos colegas psicanalistas de todo o Brasil que virão para o Congresso.

O coquetel será servido pelo Buffet André Ferreira e a decoração será de Dona Flor, ambos profissionais expoentes na cidade, com serviços que primam pela competência e elegância.

Para fechar um ciclo de eventos sócio-culturais o evento ainda realizará um jantar de confraternização, na sexta-feira, dia 9, no salão principal do Stream Palace Hotel (Rua General Osório, 850). O tradicional jantar será servido pelo Buffet Black Tie e a decoração será feita pela Dona Flor. Som e iluminação estarão a cargo do DJ Tigre, profissional de som com competência reconhecida, que certamente contribuirá para que o jantar tenha a animação característica das festas em Ribeirão. Haverá ainda um “plus” na animação com a presença do Tigre Samba, um conjunto de percussionistas que se apresentam juntamente com o DJ. A comissão organizadora está trabalhando para que o jantar (por adesão) seja um momento de muita alegria, descontração e animação para os colegas congressistas, tal como tradicionalmente tem ocorrido em eventos anteriores realizados pela SBPRP.

Bom, é isso pessoal. Já sentiram que o evento terá toda pompa para recebê-los. Estamos ansiosos e esperamos que seja um sucesso, como tradicionalmente o evento vem sendo.

Gostou e quer saber mais? Sinta-se convidado a participar de nosso Congresso! Acesse o website do XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise e se inscreva!

Para maiores informações sobre venda de tickets (jantar), horários e locais, por favor encaminhem para congresso@febrapsi.org.br

Fonte: Assessoria Theatro Pedro II

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!