quinta-feira, 21 de abril de 2011

Por Cristiane Sampaio
mtb: 61431
 

Boa tarde, pessoal!

Hoje vamos fechar a série de depoimentos. Mas não fiquem decepcionados, pois na próxima semana teremos novidades no Blog. Bem, ao observar tantos depoimentos, acho que sentimos falta de algo, não é mesmo? Temos depoimentos de Psicanalistas de diversos lugares do País, mas não temos um depoimento de alguém de nossa própria casa, a Sociedade Brasileira de Ribeirão Preto. Portanto, hoje quem fala sobre o tema “Limites: Prazer e Realidade” (XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise) é um de meus editores e membro da SBPRP, Dr. Nilton Bianchi. Vejam só o que ele diz:

“Vivemos um período histórico-cultural, autodenominado pós-modernidade, caracterizado pelo descentramento das idéias, dos conceitos, das condutas, das relações interpessoais e mesmo dos afetos. O progresso tecnológico facultou ao homem acesso a experiências como nunca antes: as pessoas vivem mais e podem mais. Os valores tradicionais que serviam de guia aos comportamentos e relações entre as gerações e entre os sexos foram pulverizados. A realização imediata dos desejos, a intolerância à frustração, e a individualidade extrema foram entronizados como padrões a serem seguidos. Nessa época de narcisismo ultra-valorizado, o TER tomou o lugar do SER. O indivíduo está dependurado numa dependência extrema da Imagem. O profundo e essencial é ridicularizado frente ao superficial e fútil.

Nesse contexto, observa-se uma mudança notória no tipo de patologias que acorrem às nossas clínicas. Longe de tornar o homem mais feliz, observa-se um sujeito sofrendo depressões e imerso em sentimentos de vazio. No plano da sexualidade, o “tudo-pode” da falta de limites lança as pessoas em experiências sem conteúdo afetivo-representacional, o que as torna mais vorazes por experiências sem parâmetros, na esperança equivocada de, com isso, obter satisfação e sentido existencial.

O tema do XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise, “Limites e Realidade”, visa lançar um olhar para esses fatos através de discussões teóricas e clínicas que abordem os desdobramentos e conseqüências desses fenômenos na vida contemporânea e sobre o seu impacto na vida mental das pessoas”.

Gostou e quer saber mais? Sinta-se convidado a participar de nosso Congresso! E em nosso próximo post, NOVIDADES em nosso blog.
Não deixe de conferir!

Para maiores informações clique no Banner acima ou na página do Congresso no topo do Blog. 
Contato: limitespr@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!