sexta-feira, 1 de abril de 2011

Por Cristiane Sampaio
MTB: 61431

Bom dia, pessoal!

Agora que já conhecem um pouco sobre o tema do Congresso Nacional “Limites: prazer e realidade" podemos nos aprofundar ainda mais nele. O que acham? 

Vamos lá! Para isso, hoje, trazemos a opinião de mais um grande psicanalista, José Fernando de Santana Barros, que tão bem explica a teoria Psicanalítica de Freud, na qual afirma: todo prazer é sexual e na psicanálise isso é aceito como verdade. Vejam só o que ele diz:

“A teoria psicanalítica, desde Freud, diz que o prazer é sexual e aceitamos isso como verdade. Contudo, ao falar isso para um leigo, talvez tenhamos de dar-lhe uma resposta mais convincente e, ainda, demonstrar esta verdade. No limite, devemos admitir que ela contém um pressuposto: para Freud todo prazer é prazer sexual. Esta seria uma questão interessante a ser discutida num Congresso que tem este tema.

A questão da realidade também se impõe como temática das mais importantes em nossa disciplina. Disciplina do ponto de vista teórico e do ponto de vista clínico. Mas o que vem a ser Realidade? Poderíamos dizer que Realidade é o pano de fundo de nossos conceitos. Contudo, uma determinada realidade pode ter inúmeras representações de acordo com o ponto de vista de quem percebe e do tipo de percepção que a apreende. Ao falar de uma realidade falo de mim. 

Assim, a realidade pode ser considerada como expressão simbólica da identidade de quem a percebe e dela fala, a expressão simbólica de seus sentimentos e de seus conflitos emocionais, no caso da clínica psicanalítica. Desta forma, não haveria como diferenciar realidade externa da chamada realidade psiquíca. Na nossa clínica podemos fazer equivaler realidade e fantasia, mas este é um tema que poderá ser também discutido de modo bastante fecundo em nosso próximo Congresso”.

Gostou e quer saber mais? Sinta-se convidado a participar de nosso Congresso! E em nosso próximo post, mais um comentário sobre o tema de nosso Congresso.

Não deixe de conferir!

Para maiores informações clique no Banner acima ou na página do Congresso no topo do Blog. 
Contato: limitespr@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!